Crie agora!

Glossário

Álbum de fotos

Livro para guardar fotos, onde as fotos são coladas nas páginas. A técnica de montar manualmente álbuns de fotos tradicionais é substituída cada vez mais pela facilidade e elegância da revolucionária tecnologia usada em nossos FotoLivros.

Álbum de fotos digital

Coleção de fotos não impressas, armazenadas em computadores, tablets, smartphonesou outros meios eletrônicos.

Aplicação web

Em computação, aplicação web é o termo utilizado para designar, de forma geral, sistemas de informática projetados para utilização através de um navegador através da internet,podendo ser executado a partir de um servidor ou localmente no dispositivo do usuário. Uma aplicação web também é definida em tudo que se é processado em algum servidor, exemplo: quando você entra em um e-commerce a página que você acessa antes de vir até seu navegador é processada em um computador ligado a internet que retorna o processamento das regras de negócio nele contido. Por isso se chama aplicação e não simplesmente site web.

Bitmap (ingl)

Do Inglês ‘mapa de bits’, bitmap são imagens que contêm a descrição de cada pixel. Um bitmap pode ser monocromático, em escala de cinza ou colorido.

Browser (ingl)

Veja: navegador
Programa para acessar a internet. Os mais conhecidos são: Internet Explorer (Microsoft), Chrome (Google), Firefox (independente) e Safari (Apple).

Calendário personalizado

Calendário Personalizado ou Foto Calendário é um calendário criado e impresso de forma personalizada com as suas fotos.

Capa

Parte que envolve todas as páginas de um livro, unindo-as e dando um acabamento final.

Capa dura

Encadernação de livros com capa de papelão revestida com papel fotográfico (livros de reportagens fotográficas, por exemplo) ou outros materiais como couros ou tecidos (bíblias, por exemplo). Nossos FotoLivros são feitos da mesma forma, como os livros conhecidos em livrarias, conforme sua personalização.

Capa flexível

Encadernação que utiliza cartão, cartolina ou outro papel mais espesso (de maior gramatura), que as folhas internas, sem utilizar papelão, o que tornaria a capa dura, rígida.

Carregar

Também: upload (ingl)
Significa transferir os dados do seu computador para dentro de um programa (software) ou para um outro lugar, como por exemplo, fotos do seu computador para a Printástico.

Cartão personalizado

Mais um produto da Printástico pensado especialmente para você, o cartão personalizado pode ser customizado para datas comemorativas como aniversários, casamentos, dia das mães, entre tantas outras. Ou seja, trata-se de um cartão comemorativo como os vendidos em papelarias, mas neste caso quem escolhe a a foto e o texto é você! Você cria o seu cartão personalizado com a foto e o texto que quiser. Você pode, por exemplo, usar a letra de uma música ou de uma poesia para o texto do seu cartão e escrever o nome da pessoa para quem você pretende enviá-lo.
Oferecemos diversas opções de tamanhos e cores e é possível produzir um cartão personalizado com qualquer foto ou imagem que você escolher.

Cookie (ingl)

Arquivo enviado por um site e armazenado no computador do usuário. Permite que suas preferências e dados sejam reconhecidos pelo site que os enviou. Estes servem, por exemplo, para lembrar suas senhas

Código promocional

O mesmo que Cupom de desconto, é o código usado para que o sistema reconheça o desconto ao qual um cliente tem direito. Um código pode ser composto por uma sequência de números, uma palavra ou uma sequência de número e letras.

Conexão

Comunicação ou interligação entre dois elementos quaisquer. Neste caso refere-se à comunicação entre seu computador e a internet.

Criação online

Processo de elaboração de projetos oferecido pela Printástico que permite que os produtos sejam criados pelo usuário em tempo real, de maneira fácil e rápida, sem a necessidade de realizar o download de nenhum tipo de software.
No processo de criação online da Printático basta você escolher o seu FotoProduto e carregar suas fotos (upload). As fotos ficam dentro do seu browser e somente no final do processo de criação são enviadas para nosso servidor para que o seu produto possa ser produzido.

Cupom de desconto

Veja: Código promocional

Customizar

Também: personalizar
A palavra customização é empregada no sentido de personalização, adaptação, adequação. Desta forma, customizar é adaptar ou adequar algo de acordo com o gosto ou necessidade de alguém; Alterar algo para fazer com que sirva melhor aos requisitos de alguém. Customização pode ser entendida como sendo a adequação e personalização dos produtos ao gosto do cliente.

Definição

É o resultado da resolução. Para cada tamanho de impressão existe uma resolução adequada para que a foto fique com boa qualidade. Quanto maior a resolução, mais definição terá a imagem.

Desktop (ingl)

É a tela principal do computador que aparece quando o computador é ligado. Também chamada de Área de Trabalho.

Digitalização

É o processo no qual se converte imagens impressas em imagens digitais. Para isso são utilizados equipamentos como scanners.

Download (ingl)

Corresponde à ação de transferir arquivos da internet para o computador, popularmente conhecido como “baixar”.

DPI (ingl)

Veja também: pixel; resolucão
Abreviatura do termo em inglês “Dots Per Inch”, que significa Pontos Por Polegada ou Pixels por Polegada. Esta medida indica a resolução da imagem digital, informando a quantidade de pixels existentes em uma polegada quadrada. O DPI da sua foto é definido pela câmera (ou pelo scanner) usada na captura da imagem.

Frete

Frete ou entrega é o serviço que garante que após a produção o seu produto chegue até você em sua casa. O preço do frete pode variar de acordo com o peso do produto encomendado e com a localidade do comprador.
Para saber mais clique aqui.

FotoLivro

Nome usado para os livros de fotos digital da Printástico. Com o FotoLivro você pode guardar para sempre suas melhores lembranças de forma moderna e duradoura.

Você pode escolher as fotos, os textos, a capa, o tamanho, o número de páginas, tudo do seu jeito.

FotoProdutos

Nome usado pela Printástico para todos os produtos baseados em fotos. Significa que você pode personalizar tudo com as fotos que escolher.

Guarda

Diz respeito a primeira e última folha de um livro. No caso de material com capa dura, ela faz a junção entre o miolo e a capa.

Histórico

Histórico dos sites acessados é o registro feito pelo seu navegador de todos oswebsites que você visitou. Cada vez que você acessa uma página o seu navegador “grava” essa página em seu histórico.

Ingl

Abreviatura da palavra “inglês”.

JPEG ou JPG

JPEG é o formato de imagem mais comum usado por câmeras digitais e outros dispositivos de captura de imagem, sendo também o método mais usual para comprimir imagens fotográficas. O grau de redução pode ser ajustado e quanto mais comprimido for o arquivo, menor será o seu tamanho. No entanto a qualidade da imagem também será menor.

Laminação

Processo que consiste na ­união de dois ou mais suportes (papel, cartão, folhas metalizadas e filmes plásticos), que tem como finalidade aumentar a espessura e a rigidez, além de proporcionar proteção e mais beleza ao produto.

Layout (ing)

Palavra de origem inglesa utilizada para designar plano, arranjo, esquema, design ou projeto. O layout, ou na forma portuguesa leiaute, é um esboço no qual é mostrado o tamanho dos elementos como texto, gráficos ou figuras em um determinado espaço. Olayout do seus FotoProdutos vai depender da sua criatividade e do projeto que escolher.

Login

Em termos informáticos, login (derivado do inglês log in, sendo por vezes também utilizada a alternativa log on e de forma menos comum: sign in) define o processo através do qual um usuário acessa a um sistema informático controlado através da identificação e autenticação do utilizador através de credenciais fornecidas por esse mesmo utilizador.
Essas credenciais são normalmente constituídas por um nome de usuário ou apenas usuário (do inglês username) e uma senha.

Megapixel

Veja também: pixel
Toda a imagem digital é composta de milhares de pixels, que é o menor ponto ao qual é possível atribuir-se uma cor em um dispositivo de exibição, como a tela de um computador ou câmera digital. Quanto mais pixels uma imagem possuir maior sua resolução.
Um megapixel equivale a um milhão de pixels e é a medida utilizada nas câmeras digitais para determinar o grau de resolução, ou definição de uma imagem.

Miolo

Conjunto de páginas que constituem o interior de um livro.

Modo de Preenchimento

É a configuração que determina como as fotos serão adicionadas ao FotoLivro ou outros FotoProdutos.

Navegador

Veja também: Browser
Software usado para navegar na internet. Os navegadores mais conhecidos e usados são: Google Chrome, Internet Explorer, Mozilla Firefox e Safari.

Número do Pedido

É um número gerado automaticamente por nosso sistema e atribuído a cada pedido para facilitar o controle durante o processo de produção. Ao finalizar um pedido no site da Printástico, após a confirmação de seu pagamento você receberá um e-mail contendo entre outras informações o número de seu pedido.
Através deste número você poderá acompanhar em que que etapa do processo de produção o seu pedido se encontra, da fase de processamento até o momento da entrega.

PagSeguro

Serviço utilizado para pagamentos online que garante maior segurança. Sempre que realizar uma compra no site da Printástico, esse valor será cobrado através do PagSeguro UOL.

Basta seguir as instruções. É fácil e totalmente seguro.

Personalizar

Veja também: customizar

Significa adaptar o projeto de acordo com o seu gosto ou necessidade. Solte sua criatividade e crie de forma única o seu FotoLivro ou outro FotoProduto.

Online (ing)

No contexto de um website, estar online significa estar disponível para acesso imediato a uma página de Internet, em tempo real, estando pronto para a transmissão imediata de dados. O termo possui ainda, o significado de “conectado” ou “ligado”.

Pixel

A palavra Pixel, que tem origem na aglutinação de Picture e Element, ou seja, elemento de imagem, (sendo Pix a abreviatura em inglês para Picture) diz respeito ao menor elemento num dispositivo de exibição (como por exemplo a tela de um computador ou câmera digital), ao qual é possível atribuir-se uma cor.
De uma forma mais simples, um pixel é o menor ponto que forma uma imagem digital, sendo que o conjunto de milhares de pixels formam a imagem inteira.
Quanto mais pixels uma imagem possuir maior sua resolução.

Política de privacidade

Inclusa em nossos Termos de Uso, é o conjunto de normas e procedimentos adotados pela Printástico com a finalidade de garantir que suas imagens e dados sigilosos não sejam divulgados a ninguém, garantindo que no site da Printástico você pode realizar suas compras com toda tranquilidade e segurança.

Pôster

É a impressão de uma única foto em tamanho ampliado. A Printástico imprime pôsteres em diversos tamanhos a partir de 30×40 | A3.

Proporção

É a relação entre a largura e a altura de uma foto. Por exemplo: uma foto de 10x15cm (10 centímetros de largura por 15 centímetros de altura) tem uma proporção de 6:4 ou 3:2. Ao redimensionar suas fotos, é importante manter a proporção para evitar possíveis distorções e garantir maior qualidade na ampliação.

Publicar

Significa tornar algo público, para um grupo de pessoas ou para todo mundo. Na internet isso pode ser feito, por exemplo, ao compartilhar conteúdo nas redes sociaiscomo Facebook, Twitter, Instagram, etc.
Quando você envia seus dados para a Printástico você tem a garantia de sigilo absoluto de suas imagens e informações, asseguradas conforme nossa Política de Privacidade.

Redes Sociais

As redes sociais online são espaços específicos na internet, (plataformas ou sites) que permitem partilhar virtualmente dados e informações, nas mais diversas formas como textos, arquivos, fotos, vídeos, etc. e que focam em construir e refletir redes sociais ou relações sociais entre pessoas, que, por exemplo, compartilham interesses e/ou atividades.

Resolução

Veja também: dpi; pixel
Resolução de imagem significa o nível de detalhe que uma imagem comporta e expressa o grau de precisão com que um elemento pode ser impresso. Quanto maior a resolução melhor será a qualidade da imagem. Sua unidade é o DPI, assim, quanto mais pontos forem impressos em uma polegada, maior a definição do impresso. Porem, quanto mais alta a resolução de imagem, maior é o arquivo.

Revelação

É o processo de transformação da imagem registrada no filme fotográfico em imagem visível, através de processo químico ou digital.

Scanner (ing)

Scanner do inglês, ou em português digitalizador, é um periférico de entrada responsável por digitalizar imagens, fotos e textos impressos para o computador. Ele faz varreduras na imagem física gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos, um processo inverso ao da impressora.

Site

Também: website
A palavra site em inglês tem exatamente o mesmo significado de sítio em português, a expressão deriva do termo website (às vezes web site) cunhado originalmente para designar um sítio virtual, um conjunto de páginas virtualmente localizado em algum ponto da Web.

Software (ingl)

Programa que mostra uma sequência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, em um computador. O software da Printástico vai mostrar como criar seu FotoLivro ou qualquer outro FotoProduto de forma muito simples e rápida.

Tablet (ing)

É um dispositivo pessoal em formato compacto que pode ser usado para acesso à internet, visualização de fotos, vídeos, para leitura e entretenimento com jogos. Apresenta uma tela sensível ao toque (touchscreen) que é o dispositivo de entrada principal.

Template (ing)

Template, ou em português modelo, é um documento de conteúdo, com apenas a apresentação visual e instruções sobre onde e qual tipo de conteúdo pode ser aplicado.
A Printástico tem diversos modelos para você criar seu FotoLivro, Cartão ou Calendário personalizado com diferentes tipos de molduras e motivos variados, todos desenvolvidos pela nossa equipe de designers gráficos, para que você possa criar com maior facilidade seu FotoProduto.

Tutorial

É o manual de instruções que explica, passo-a-passo, como como criar seusFotoProdutos.
No site da Printástico você encontra diversos tutoriais que vão facilitar na hora de você criar seus FotoProdutos.

Upload (ingl)

Veja também: carregar
Upload é a saída de arquivos do seu computador para a Internet.
Fazer o upload de suas fotos significa enviar as fotos do seu computador para o site daPrintástico.
Para criar o seu FotoProduto você precisa selecionar as fotos que estão no seu computador (ou pen-drive, CD, HD externo, etc.) e clicar em enviar. Logo após isso isso você poderá customizar o seu pedido. Siga as instruções de criação ou consulte os nossos tutoriais aqui.

Voucher

Veja: Código promocional

Web (ing)

Do inglês web (teia) é também conhecida como a World Wide Web (termo da língua inglesa que, em português, se traduz literalmente por “teia mundial”) e diz respeito ao conjunto de todos os conteúdos que o usuário pode acessar na rede mundial de computadores através da internet.

Website

Veja também: site
Website é uma palavra que resulta da justaposição das palavras inglesas web (rede) e site (sítio, lugar). Website e site possuem o mesmo significado e são utilizadas para fazer referência a uma página ou a um agrupamento de páginas relacionadas entre si, acessíveis na internet através de um determinado endereço.

Wire-o

É uma evolução do processo de encadernação em espiral. Utiliza garras metálicas em duplo anel. Uma ótima opção para artistas e designers, é muito utilizado em calendários de mesa.

Zoom Digital

É a ampliação eletrônica da imagem, resultando na perda de resolução. A imagem pode ficar granulada ou embaçada. Pedidos feitos com fotos tratadas com zoom digital podem ter qualidade inferior. Evite usar este tipo de zoom quando for enviar materiais para impressão de qualquer FotoProduto.

Zoom Óptico

É a aproximação de uma imagem através de uma combinação de lentes. O zoom óptico resulta em uma imagem mais próxima. Fotos feitas usando o recurso zoom óptico podem ser usadas para a criação de qualquer FotoProduto sem perda de qualidade durante o processo de impressão.

Crie agora!